A Mostra se foi... e foi boa... os comentários ficaram... poucos e bons... até a próxima.

sábado, outubro 21, 2006

Princesas

1 Comments:

Blogger Ana K. said...

Hábil em conduzir tramas com estofo social, Fernando León de Aranoa faz de seu “Princesas” uma fábula dos sonhos femininos. Caye (Candela Pena, de “Da Cama para a Fama” e “Tudo sobre minha mãe”) é uma prostituta amarga e ao mesmo tempo apaixonada "por algo que ela ainda não viveu", cujo maior objetivo é juntar dinheiro para colocar próteses de silicone.
Essa mudança física, segundo ela, a ajudaria a reconquistar clientes, que fugiram desde que outras mulheres vindas da África e das Américas Central e do Sul aportaram na região. Nasce uma amizade entre ela e uma dessas mulheres, a dominicana Zulema (a novata Micaela Nevárez), que é constantemente violentada por um homem lhe promete os documentos de permanência em terras espanholas, enquanto trabalha para sustentar o filho pequeno, deixado em seu país com os avós.
O filme se assemelha em sensibilidade a "Segunda-feira ao sol ", entretanto, a imersão de Aranoa no mundo masculino de um grupo de ex-portuários asturianos mostra-se mais convincente que o das prostitutas de “Princesas”. Ainda assim, o diretor foge de pieguismos ao retratá-las, sem destituí-las de sua dignidade e do orgulho bravio feminino. A trilha sonora tem canções de Mano Chao, que como Aranoa, também tem nos problemas sociais muitos dos temas de suas letras. Uma delas, “Me llamo Caye” brinca com o trocadilho das palavras “Caye”, a protagonista e “Calle”, a rua.

12:39 PM  

Postar um comentário

<< Home